sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O Dia da Consciência Negra

Negro não quer esmola, quer o direito de igualdade!
Eles estão certos, cor da pele é somente um detalhe.
O negro atualmente no Brasil tem uma posição desfavorável, no que se refere à renda, escolaridade e ocupação. Olha só o mercado de trabalho brasileiro.
Até hoje a desigualdade é gritante!!!!
Minha gente, é só prestar um pouquinho de atenção nas estatísticas.
Elas revelam um quadro assustador sobre a maneira de como brancos e negros estão distribuídos na estrutura ocupacional. Olha pros dados do IBGE o rendimento médio da população branca no Brasil é de R$ 812,oo. E a dos negros é de R$ 409,oo. E as desigualdades estão presentes, também na educação. Pesquisa revela a baixa freqüência dos negros nas universidades brasileiras. Enquanto 80% dos universitários são brancos, somente 2,2% são negros.(discute-se a constitucionalidade da política de quotas para negros nas universidades a partir do dispositivo do princípio da igualdade do artigo 5º da Constituição Federal de 1988.) Eu sou "totalmente " contra. (ao invés de cotas nas universidades, precisa sim é dar oportunidades iguais para todos desde a infância. Com boa educação, emprego, saúde pública etc). Chegar à universidade deve ser por mérito, esforço e capacidade, concorrendo de igual para igual com todos, brancos e negros.Uma tremenda ignorância é esta história de cotas para negros em universidades. É como se o governo dissesse que um negro não tem capacidade própria para entrar numa faculdade se não pelas cotas...
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Pessoal, vamos colocar a mão na consciência e lutar por dias melhores, mais respeito e igualdade.
~*~

2 comentários:

  1. concordo!
    sou negro, tenho orgulho disto.
    ñ precisamos de esmolas,exigimos igualdades de direitos.

    ResponderExcluir
  2. tbm sou negro com muito orgulho.
    Dia da consciência negra, cota pra negros na faculdade, isso tudo aumenta o preconceito cara amiga. Somos todos iguais, isso é uma palhaçada.
    Tá certo que os negros sofreram, mas isso foi passado, os tempos mudaram.
    Se continuarmos a viver com as "sombras do passado" o preconceito nunca vai acabar.
    obs.katia me liga pra gente marcar um novo debate.
    beijão garota!

    ResponderExcluir